quinta-feira, 24 de junho de 2010

NAZARÉ PEREIRA é atração no Arraial de todos os santos - via SECULT

Dando continuidade à grande festa da quadra junina que está sendo o Puxirum – Arraial de Todos os Santos, agora o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) levam a festa paraense para a Praça da Bandeira, onde, no período de 23 a 27 de junho, serão apresentados shows com atrações artísticas folclóricas de todo o território paraense. O Puxirum 2010 está reunindo cerca de cem grupos folclóricos em teatros, escolas, praças e órgãos de cultura, sendo o maior festival junino de Belém. A programação conta também com shows de Banda Pai D’égua Pinduca, Arraial do Pavulagem e Nazaré Pereira.
A programação tem ainda mostras de Bois Bumbás, mostra estadual de Quadrilhas Modernas, Carimbó, Parafolclóricas, Feira do Produtor Rural, Arraial Infantil, Teatro de Pássaros e Bichos Juninos, shows, seminários, além do 7º Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas do Centur. O objetivo da programação é unir as pessoas em um multirão que permita, como maior tarefa, valorizar todas as formas de cultura, sobretudo, a paraense.
E a programação começa na Praça da Bandeira, em frente ao Colégio Paes de Carvalho, a partir das 17h. Na Arena dos Bois, vários boi-bumbás de bairros de Belém e interior do Estado. No palco principal, haverá mostra estadual de Carimbó, parafolcóricos e shows musicais de vários ritmos. No dia 26, sábado, acontece a Roda de Mestres, com uma roda de conversa entre mestres da Cultura Popular, diretores, professores e alunos no Colégio Paes de Carvalho.
Um dos destaques do Puxirum é a Mostra de Quadrilhas Modernas, que são verdadeiros grupos coreográficos que apresentam danças temáticas divididas em atos. As quadrilhas modernas acontecem principalmente nas cidades do interior do Estado dividindo com as quadrilhas roceiras a quadra junina paraense. Outra atração é o arraial infantil junino, que reúne entidades que desenvolvem trabalhos com crianças como, além dos que participam das oficinas do Curro Velho.
No encerramento da quadra junina, já no Centur, a expectativa é pela premiação do VII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, com as três primeiras quadrilhas colocadas nas categorias Adulto e Mirim e das dez melhores quadrilhas da categoria adulta, assim como o Melhor marcador da categoria Adulto e da Mirim.
Logo em seguida, é a vez da Ferração dos Bois, Revoada dos Pássaros, e Grande Cortejo Cultural, a partir das 16h também no Centur, que percorrerá a avenida Gentil Bittencourt, generalíssimo e chegada ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). Para encerrar com chave de ouro, show de Nazaré Pereira na Concha Acústica do CAN.
O Cortejo comemora a assinatura do acordo de Preservação das Cidades Históricas entre o Governo do Estado, IPHAN e prefeitos dos municípios de Belém, Bragança, Cametá, Vigia, Afuá, Óbidos, Aveiro/Fordlândia, Santarém e Belterra. O acordo faz parte do PAC das Cidades Históricas e prevê um investimento de mais de R$ 600 milhões nos próximos quatro anos. O ato também é em apoio a aprovação do PEC 150 que destina 2% do orçamento federal para as políticas culturais assim como 1,5% do orçamento estadual e 1% dos orçamentos municipais.    Fonte: SECULT - publicado no jornal: Diário do Pará

Dia 29 de junho –Terça-Feira



Premiação do VII Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas


Local: Centur


Três primeiras quadrilhas colocadas nas categorias Adulto e Mirim e das dez melhores quadrilhas da categoria adulta, assim como o Melhor marcador da categoria Adulto e da Mirim.


Ferração dos Bois, Revoada dos Pássaros, e Grande Cortejo Cultural


Concentração: a partir das 16h no Centur


Saída: 17h, percorrendo a avenida Gentil Bittencourt, generalíssimo e chegada ao CAN.


CAN: Show de Nazaré Pereira


Local: Concha Acústica

Nenhum comentário:

Postar um comentário