sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mensagem em homenagem ao dia do carimbó Agosto/2011



A CONTRIBUIÇÃO DE NAZARÉ PEREIRA PARA O CARIMBÓ

Quando se fala em carimbó, lembra-se de imediato das saias rodadas e coloridas das dançarinas, do Pinduca e dos grandes mestres. É um ritmo altamente contagiante que devido ao seu gingado vindo dos tambores faz qualquer um se embalar pela sonoridade da melodia, seja paraense, ou qualquer cidadão brasileiro e até europeu.

O carimbó já esteve na mídia varias vezes, na década de 80 ecoou nas vozes de Fafá de Belém, Eliana Pitman e Roberto Leal, entre outros, sem falar dos nossos artistas paraenses que incluem o ritmo nos seus repertórios e shows. Hoje, ele ressurge novamente ecoando na voz de Joelma da Banda Calypso, que se popularizou utilizando entre outros ritmos o carimbó como símbolo de regionalidade nas suas apresentações fortalecendo sua origem.

Entre os altos e baixos, o carimbo sempre esteve em alta na voz de Nazaré Pereira, que, já no seu primeiro trabalho incluiu o ritmo e permaneceu fiel até hoje, mesmo gravando outros estilos musicais como o forró, o xote entre outros.
Na época em que as gravadoras forçavam o artista a gravar isso ou aquilo, Nazaré sempre bateu o pé para gravar o que realmente lhe emocionava, defendeu arduamente gravar compositores brasileiros. Mesmo afirmando que não adere rótulos é no carimbo que ela se sente mais em casa, mesmo cantando fora do Brasil.
Entre as composições, Nazaré até escreveu uma letra de musica com estilo de carimbó em francês, o “Bonjour pra você”, que onde quer que se apresente, seja em Belém ou na Europa as pessoas são contagiadas pelo ritmo e saem dançando pelo salão.
Com a internacionalização do carimbo e devido a isso recebeu a "Medalha Chevalier des Arts et des Lettres", pelos serviços prestados à cultura brasileira na França.
Nazaré Pereira se tornou a representante deste ritmo na Europa que a consagrou ao longo dos seus 33 anos de carreira a brasileira das brasileiras e porque não dizer a “Mestra do carimbó”.

SALVE O CARIMBÓ NO SEU DIA, SALVE OS MESTRES E SALVE NAZARÉ PEREIRA.

Texto produzido pelo Assessor cultural ELSON DE BELÉM em 26 de Agosto de 2011 – São Paulo, em homenagem ao DIA MUNICIPAL DO CARIMBÓ.

                                                                                                                                                                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário