sábado, 20 de agosto de 2011

Paulo Villas Boas sobre Nazaré Pereira


1000 LIVROS DE MARCOS QUINAN
CAPITAÇÃO DE SÓCIOS Fundação VILLAS-BÔAS
COMO CONHECI MARCOS QUINAN

                                                 
                       Nazaré Pereira                                                 Marcos Quinan
                    Embaixadora da FVB                                        Poeta - Artista Plástico
A nossa Embaixadora na França, artista Amazônica consagrada, Nazaré Pereira, aproveitando o máximo a sua estada em Belém, terra adotada de coração, vindo todo ano de Paris onde hoje é sua morada e tem sua vida profissional, Acreana de nascimento, “Lá do Xapuri” vem matar as saudades de “sua Mãe Morena Lá de Icoaraci” a qual é fonte de inspiração das letras e músicas que encantam qualquer pessoa, de qualquer idade, pois tem balanço, e espalha um halo  realmente de magia de uma atriz que incorpora suas interpretações.

É fácil falar de Nazaré Pereira, apesar de ser uma artista consagrada em Paris e no Brasil, na sua simplicidade, tudo é explicado, por onde anda, desenrolam tapetes para sua passagem. Rolando Boldrin, ficaria sentado com a mão no queixo, escutando horas por horas seus causos, sua trajetória, suas vitórias de uma mulher guerreira.

Como embaixadora dá-nos orgulho, não só pela sua vitoriosa vida profissional de cantora, compositora, em toda a Europa, mas pela grande figura humana que Nazaré Pereira É! Quando foi convidada a inserir-se em nossos projetos sensibilizou-se, não só pela nobreza da causa que norteia a Fundação VILLAS-BÔAS, mas por suas origens Amazônicas e por suas lembranças como Professora formada pelo Instituto de Educação do Pará - IEP, - Sou Piramutaba! Diz até hoje com orgulho. Como dizemos aqui no Brasil foi um gol de placa termos uma Embaixadora para alavancar os projetos ancoras e campanhas de Captação de Sócios para a Fundação VILLAS-BÔAS. E vejam dias antes na TV Senado o show da Nazaré Pereira passou por quatro dias consecutivos, e de pronto ressaltei, pois já era seu admirador: - Que tal convidarmos Nazaré Pereira, pois estamos falando de Amazônia, quem defende mais a Amazônia na Europa é ela Nazaré Pereira, e assim foi feito, seu contágio foi instantâneo. De Paris me liga: - Mano, que honra poder ser uma Embaixadora, e ainda sendo Fundação VILLAS-BÔAS, defendi meus conterrâneos só com a música, agora posso de fato fazer algo por esse povo tão abandonado por todos. 

Aqui chegando, logo foi me telefonando marcando encontros, pegando-me pelo braço e pedindo explicações de todo o processo de uma embaixadora e seus requisitos, pois estamos falando de socioambiental, E ai após alguns encontros e explicações exclamou: Há! É assim, é!  E fomos fazer alguns programas de Televisão – e alguns encontros com amigos que podem abraçar a causa.

- Marcos Quinam, é um grande amigo meu, homem letrado, poeta, músico, artista plástico e de teatro, animador cultural e empresário das artes, autor de várias letras de minhas canções, você precisa conhecê-lo, e assim foi feito. 

Marcos Quinam, uma pessoa finíssima, de uma receptividade fora do comum, abriu as portas de seu escritório e de seu apartamento, onde trocamos inúmeras idéias sobre o projeto Expedição VILLAS-BÔAS pelo Brasil, e o que mais lhe apaixonou. A biblioteca Kurumim. Mostrou seu blog.: Lado de Dentro (http://ladodedentrobrasil.blogspot.com), loja virtual dedicada à divulgação e comercialização da produção cultural brasileira, incluindo nossa cultura científica. De pronto doou para a Campanha de Captação de Sócios 1.000 livros de sua autoria para serem distribuídos aos sócios que fizerem pontuações conforme rege o regulamento.

Em seu apartamento em uma noite enluarada, nos recebeu para um novo papo e rolaram boas músicas cantadas e encantadas pela nossa embaixadora Nazaré Pereira acompanhada por nada menos compositor e cantor Eudes Fraga, outro gênio e de uma voz incomparável, onde mostrou canções lindíssimas e um projeto que me encantou, cultura para as crianças onde aprende com música. Iremos desdobrar em esforços para a viabilização da inclusão nos nossos projetos.

Só sei o seguinte: A Fundação ganhou muito conhecendo Marcos Quinam, e eu um grande amigo.

Paulo Celso VILLAS-BÔAS
Presidente da FVB e EVB

Um comentário:

  1. Oi! Primo é melhor você me add ai,não sei bem se estou fazendo o certo mas foi oque consegui. meu msn é alair-mvb@hotmail.com bjos. Shalom

    ResponderExcluir