sexta-feira, 11 de junho de 2010

O que é "Souvenirs"?


Suvenir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Posto de venda de Suvenir em Londres
Um Suvenir ou Souvenir (do francês, para la memoria) é um objeto que resgata memórias que estão relacionadas ao destino turístico. Isto é análogo à exploração psicológica do condicionamento clássico. Por exemplo, se um viajante compra um suvenir nas férias, ele irá associar muito provavelmente o suvenir às suas férias. Recordará esse momento especial cada vez que o olhar.
Os turistas compram os suvenires como presentes para pessoas queridas. Este é comum em muitas culturas. Em Camarões, por exemplo, a idéia é que alguém que pode permitir-se viajar pode também permitir-se trazer algo para os que não podem. No Japão, se conhece comoomiyage e se compram para ser compartilhados com os companheiros de trabalho e com familiares. As vendas de Omiyage se transformaram em um grande negócio nos sítios turísticos do Japão. Em muitas estações de trem e aeroportos vendem estes “regalos” de forma que os turistas possam comprar um omiyage de última hora antes de voltar para casa.
Suvenir : Quadro de Nazaré Pereira
Os souvenires podem incluir artigos caseiros como, por exemplo; taçaspostaiscinzeiroslivretos,camisetaschapéus entre muitos outros.
Um bom exemplo de suvenir, carregado de todo um folclore, é a Fita do Bonfim, espécie de amuleto vendido como lembrança nas escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador (Bahia).
A venda de suvenires é uma atividade intimamente ligada ao turismo, e sua confecção e comercialização constituem importante atividade econômica. NaItália, a reprodução de obras de arte, miniaturas de monumentos antigos e ainda os cartões postais são exemplo de como esta atividade servem não apenas como lembrança, mas para divulgação e propaganda das atrações turísticas.
Nos centros de peregrinação religiosa, como o Santuário de Aparecida, no Brasil, ou de Lourdes, em França, a venda de suvenires passa a ser a principal atividade econômica do lugar.

                                                         Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Suvenir

Um comentário:

  1. Nazaré voce e uma inspiracao pra mim, tem muitos anos ja. Onde eu posso encontrar sua musica, cd o mp3? Eu moro no Ecuador.

    ResponderExcluir